domingo, 28 de outubro de 2007

9: Viagens alheias

Confesso que, com 5 viagens a Cabo Verde, três ao Algarve, uma a Timor e uma a Aveiro, sou uma pessoa que se habituou a conviver com o conceito "estar fora de casa" no trabalho.

Próxima segunda feira um amigo meu parte para um qualquer país do Conde Drácula na Europa de Leste, para trabalhar de forma efectiva lá, sem prazo previsto de regresso.

Não sei como conseguiria lidar com isto se fosse eu. Acho que por muito que tenha aquele bichinho de viajar, de conhecer coisas novas, de viver uma cultura diferente, não me sinto capaz de o fazer. Quando penso em ir para aqui ou para ali, quando acaba a emoção e a ansiedade inicial provocada por esta ideia, penso sempre "epá, mas esse sítio foi muito fixe, mas foi quando lá tive de férias; se fosse para lá e começasse a ter as chatices que tenho cá, Lisboa pareceria subitamente fascinante".

Acho que aqui se aplica claramente as diferentes visões sobre as coisas, que uma pessoa tem dependendo dos seus objectivos e ideais. Por exemplo, para mim o mar é diversão, é paródia, é férias. Para um pescador, é trabalho e é perigo. Acho que é assim que encaro esta ideia.

Não digo que ponha de parte tais projectos futuros. Só digo que já me pareceu mais entusiasmante que agora.

Mas digo e reforço: admiro muito quem o tenta, e desejo as maiores felicidades a qualquer um que o faça!

Sem comentários: