terça-feira, 16 de outubro de 2007

3: Essencialmente, Trabalho

O trabalho é algo para mim preocupante, tanto de um ponto de vista macro como micro.

No primeiro, porque num panorama geral, as coisas não andam por aí muito famosas. Temos uma das taxas de desemprego (ou falta de trabalho) da Europa, o que é algo intimidador para todos.

No segundo, porque a todo e cada dia, está-se eternamente descontente.

Tudo começa com jovens-muito-jovens que decidem o que querem ser daí a (agora) 6 anos e para o resto das suas vidas, excepto alguns corajosos. Estes fazem-no numa idade em que pouco ou nada conhecem, em que ainda mal têm ideias formadas quanto a que lutador de wrestling mais gostam, quanto mais a profissão que querem seguir. 3 anos mais tarde, estes já-não-tanto-mas-ainda-jovens-muito-jovens decidem-se por uma faculdade, firmando ainda mais com a escolha do curso a escolha das suas vidas. [Agora] 3 anos depois, estes jovens saem da mesma, estendendo-se à sua frente algo chamado mercado de trabalho. Tudo bem que com 21 já muita gente é pai por mais de 2 vezes, mas sejamos razoáveis: alguém já faz ideia do que quer fazer para o resto da sua vida? Eu, não sabia.

Assim, acho que este processo todo leva a muitos enfrentarem dificuldades de integração no seu emprego. Muitas vezes, simplesmente não foram feitos para aquilo, o que faz com que todos os dias pareçam mais longos, com que todos pareçam chatos e com que o emprego seja um fardo incrível, do qual só conseguem largar saltando para outro.

Muitas outras vezes, falta o apoio, a consideração e a paciência para deixar crescer. Hoje, deram-me isso tudo num só dia.

Se calhar isso justifica hoje ter sido o dia em que mais gostei do meu trabalho.

PS: Óbvio que o sair às 18h em vez das horas do costume também ajudou, né...

4 comentários:

Anónimo disse...

aos 21 não sabias o q querias fazer da vida...agora já sabes?

VV disse...

Aos 22 não sabia o que fazer da vida... 21 já com o update para quem faça Bolonha em 3 anos!

Agora, acho que ainda sei menos, agora que já sei para que dá o fantástico curso de economia/gestão...

Anónimo disse...

Sim, acho que estou exactamente c/ tu: estou cada vez + longe de saber o quero fazer com a minha vida e comigo mesma, nesse processo...
Apesar de tudo, acho que o ínicio de carreira que "escolhemos" dá boas bases para o futuro...whatever that means!

VV disse...

Pois. O que vale é que agora as coisas acalmaram um bocado. Acho que os 2 primeiros anos de trabalho são um bocado choque com toda a realidade que vinhamos vivendo até então... Passados, a gente habitua-se... don't worry!!!

Quanto às bases, logo veremos...