quarta-feira, 31 de outubro de 2007

11: Sensores de movimento

Inegável a utilidade desta invenção no mundo moderno, permitindo reduzir os consumos energéticos de todas aquelas salas vazias de escolas e outros edifícios, onde é frequente alguém se esquecer das luzes acesas.

Inegável a utilidade de não ter que pressionar o interruptor, permitindo ter as mãos soltas, molhadas ou ocupadas.

Apesar de todos os benefícios inegáveis, é absurdamente parva a sua utilização em casas de banho, onde não encontrei nenhuma em que os benefícios superem os "custos" para o utilizador. Os dois exemplos mais frescos que tenho são:

a) as do trabalho, as quais são coordenadas com todo o edifício, e nas quais os interruptores dos W.C. se encontram no zona de entrada para o W.C. Estrondoso efeito para todos aqueles que gostam de dormitar no trabalho, mas entonteante efeito para aquelas pessoas que se demoram mais algum tempo lá dentro, acabando de luz apagada de calças na mão a vir à porta agitar os braços, ou esperando pacientemente por um "visitante" para fazer uso do papel higiénico;

b) a casa de banho do restaurante a que fui hoje, no qual o sensor da "zona de pé" dos senhores ligava a luz durante uns bons 8 a 10 segundos. Ora isto não dá para nada, especialmente para balofos que bebam litros de água para emagrecer, então lá se acaba a fazer malabarismos para levantar um braço, pois simples movimentos de anca não contam...

De futuro, recomenda-se a criação de sensores de presença, e não de movimento...

3 comentários:

Anónimo disse...

LOL tb já me aconteceu ficar feita estúpida numa casa de banho dum cliente, a gesticular que nem uma maluca porque o sensor não me detectava...mas este sensor era burro nas horas!!

VV disse...

Pois, acho bastante rídiculo não pensarem nessas coisas.

Ou se calhar pensam, gravam e mandam para o Isto Só Video... :P

Anónimo disse...

lol havia de ser bonito! =/