segunda-feira, 5 de novembro de 2007

14: Conclusões macroeconómicas

Depois de uma semana com um feriado a meio, dá sempre em que pensar e tempo para o fazer.

Hoje apercebi-me que esta semana não terá um feriado, pelo que serão 5 dias non-stop ao invés dos 3 non-stop e 1 a meio gás.

A falta e as saudades que sentirei daquele dia extra de descanso são avassaladoras, pelo que, utilizando os conhecimentos do meu curso, penso que cheguei a um limite entre riqueza e lazer.

Reza a histórinha que nos contavam que um individuo tem uma dada curva convexa, na qual distribui a sua utilidade, sendo que esta se encontra dependente de obter mais riqueza e menos lazer, ou abdicar de riqueza, em troca de lazer.

Penso que neste momento, abdicava da minha (imensurável) riqueza por mais lazer. Aliás, encontro-me disposto a trabalhar apenas 4 dias por semana, recebendo em troca apenas 4/5 do meu salário! Maravilha, mais um dia de descanso por semana, continuando a ter um salário (relativamente) confortável.

Até aqui tudo bem. Mas pensei um pouco mais, e acho que o meu chefe também gostaria da ideia. Vejamos o lado dele: pagava-me 4/5 pelo mesmo trabalho, e ainda tinha menos um dia a aturar-me.

O que muda?

Em vez de sair às fantásticas 20h, fazendo apenas 45 horas semanais (contando com 2hs de almoço/recreio), sairia às 22h30, mais coisa menos coisa, acabando por fazer... 45 horas por semana, de forma a o trabalho estar pronto.

Deixa-me estar sossegado...

6 comentários:

Anónimo disse...

gostei da utilização da economia num assunto aparente/ sem ligação com isso. Mas não sei até que ponto a conclusão é macroeconomica...

VV disse...

Pronto, a destruir a minha teoria...

A conclusão não é, tens razão...

Anónimo disse...

Ah! Eu não destrui a teoria...apenas disse q a conclusão não é macroeconomica...é + verdiana ;)

Tosttas disse...

Pois... esta menina está bem ensinada. Faz insultos como quem parece que está a elogiar alguém. Muito refinado! Aprendeu com os melhores, que mais se pode dizer...

VV disse...

Pois... também foi o que me pareceu... mas pronto, desta vez passa...

Anónimo disse...

LOL no comments!! =D